top of page

 

Pilates Clínico 

​

​

Fisioterapeuta Dr.ª Joana Flores

           Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Curso de Instrutora de Pilates Clínico

Cédula Profissional emitida pela Ordem dos Fisioterapeutas

​

​

​

​

​

​

​

                                                     Dr.ª Joana Flores

​

 

​

 

O Pilates é um método desenvolvido por Joseph Pilates, o “pai” do Pilates, nos anos 20. Joseph Pilates, quando era criança, tinha uma saúde debilitada, sofrendo de raquitismo, asma e febre reumática. Durante a adolescência, sendo um autodidata, estudou anatomia, fisiologia e medicina oriental para desenvolver um conjunto de exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele e, assim, prevenir que, no futuro, precisasse de uma cadeira de rodas.

 

Com o estímulo dessa prática, a sua juventude foi dedicada à ginástica e ao mergulho. Durante a sua vida, desenvolveu ainda cerca de quinhentos exercícios no solo que o ajudaram, bem como aos seus discípulos, a levar uma vida longa e saudável.

 

O Pilates desenvolvido por Joseph Pilates tinha como principal objetivo o treino de força, específico para bailarinos e atletas de alta competição, por forma a tonificar os músculos e preparar para a modalidade de exercício destes desportistas com intensidade vigorosa.

 

A partir do Pilates “tradicional” surgiu a necessidade de adaptar os exercícios para que qualquer pessoa conseguisse aprender e executar esta técnica de acordo com as capacidades físicas e limitações funcionais de cada indivíduo. Surge, assim, o Pilates Clínico.

 

O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial desenvolvido por Joseph Pilates feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas, tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente, continuando a evoluir de uma forma rápida e significativa a nível mundial.

 

A Australian Physiotherapy and Pilates Institute (APPI) redefiniu o Método Australian Physiotherapy and Pilates Institute (APPI) Pilates, partindo de uma análise fundamentada em 3 princípios: a inibição da dor e do seu papel na inibição de reflexos; a avaliação do impacto do Pilates na patologia e na disfunção; a total funcionalidade do indivíduo após a reabilitação através do Pilates.

 

O Pilates Clínico APPI fornece ferramentas clínicas de fácil utilização para potenciar o treino do core (nome dado à região próxima ao centro de gravidade do corpo humano) e a melhoria da qualidade de movimento. Este método
apresenta um conjunto de exercícios progressivos de solo, desenhado  especificamente para pacientes com algum tipo de patologia ou alteração postural, quer em sessões individuais, quer em sessões de grupo. Desta forma, aprofundaram a metodologia do Pilates Clássico, redefinindo-a como, mais do que uma modalidade para tonificar o corpo, um foco primário na melhoria da saúde e consequentemente da qualidade de vida.

 

A maioria das lesões músculo-esqueléticas relacionam-se com a má postura e com a realização de movimentos repetitivos e com padrões incorretos de movimento ao longo do dia. Assim, o Pilates Clínico atua como um método de prevenção de lesões, uma vez que promove o correto alinhamento postural através da atividade física.

 

O Pilates Clínico consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais desenvolvidos por Joseph Pilates, divididos em vários níveis de dificuldade, permitindo assim direcioná-los para a reabilitação. Pode ser praticado individualmente ou em grupo, tendo sempre em vista a individualidade e a especificidade de cada pessoa.

 

Os principais benefícios do Pilates Clínico são:

– Melhoria do comportamento postural e da consciência corporal;
– Diminuição da dor articular e muscular;
– Aumento da força e da resistência muscular;
– Melhoria da capacidade e do controlo da respiração;
– Diminuição do stress físico e emocional;
– Otimização da coordenação motora;
– Aumento da flexibilidade;
– Potencia a recuperação e a prevenção de lesões;
– Promoção do bem-estar;
– Melhoria da concentração nas tarefas do dia-a-dia.

 

Face aos benefícios apresentados anteriormente, o Pilates Clínico desempenha cada vez mais um papel fundamental nas doenças crónicas não transmissíveis.                                                                                                                                                                                                                       

 

IMG_20210131_142603.jpg
bottom of page