top of page

Intervenção Assistida com Animais (IAA) – É uma intervenção com objetivos definidos que inclui a presença/participação ativa de animais nas áreas da saúde e educação, com a finalidade de proporcionar benefícios terapêuticos. Dentro das IAA existem três tipos de intervenção:
 

      1- Terapias Assistidas com Animais (TAA) - é uma intervenção com metas definidas, planeada e estruturada, aplicada por profissionais das áreas da saúde, devidamente habilitados por Pós-Graduação ou Mestrado. Todo o processo deve ser documentado e avaliado periodicamente. As TAA têm como objetivo melhorar funções físicas, sucessos académicos, capacidades cognitivas, comportamentais e/ou sócio-emocionais, na qual o animal é parte integrante do processo terapêutico. Sendo sempre acompanhado por outra especialidade como psicologia, terapia da fala, psicomotricidade,...

​

      2- Educação Assistida com Animais (EAA) - é uma intervenção com metas definidas, planeada e estruturada, aplicada por profissionais da área da educação. A EAA é implementada por professores qualificados, tanto em educação geral como em educação especial, que tem como objetivo melhorar o sucesso académico, capacidades sociais e função cognitiva. O progresso do aluno é medido e documentado.
 

      3- Atividades Assistidas com Animais (AAA) - são interações informais/visitas muitas vezes realizadas pelo binómio humano-animal para fins motivacionais, educativos e recreativos. Estas interações não têm metas terapêuticas. As AAA são geralmente facilitadas por indivíduos que não têm formação na área da saúde, da educação ou de serviço social.

A equipa multidisciplinar da TecniDog está apta para dar resposta nas seguintes situações:

 

• Doença Mental (Demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Psicoses, Esquizofrenia e Depressão);
• Deficiência mental, motora e multideficiência (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down e Perturbações do espectro do autismo);
• Geriatria (Estimulação cognitiva e Combate à solidão/isolamento);
• Dificuldades de aprendizagem,fala, linguagem, articulação (Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Perturbação da Linguagem, Perturbação dos Sons da Fala, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, etc.).


Em qualquer uma das situações o bem-estar dos cães envolvidos é sempre assegurado, de forma a que seja prestado um serviço de excelência sem prejudicar o nosso terapeuta principal, os cães também tem de passar por vários treinos e formações específicas, nem todos os cães podem trabalhar em Intervenções.

​

Estas intervenções utilizam o cão como instrumento terapêutico, através de um conjunto de técnicas de educação e reeducação do indivíduo de modo a desenvolver a expressividade das emoções, a cognição, as competências de relacionamento, a motricidade, competências académicas funcionais. Estas práticas incluem uma relação entre o terapeuta, o guia, o paciente e os animais.

 

Neste contexto o animal assume um papel de coterapeuta, mediador/catalisador e facilitador das aprendizagens para os pacientes.

​

Terapias Assistidas por Animal

Tchip 

Luna 

bottom of page