top of page

 

Terapia da Fala

​

Terapeuta da Fala Dr.ª Ana Filipa Mateus

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Pós-Graduada em Intervenção na Infância em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animal

 

Cédula Profissional emitida pelo Ministério da Saúde

Sócia da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala nº 0690

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terapeuta da Fala Dr.ª Joana Tavira da Costa

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Cédula Profissional emitida pelo Ministério da Saúde

​

 

 

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

​

Terapeuta da Fala Dr.ª Fernanda Figueira

Licenciada em Terapia da Fala pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança no Instituto Politécnico de Setúbal

Cédula Profissional emitida pelo Ministério da Saúde

​

​

​

 

 

 

 

 

Comunicação

 

Doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central, autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar. Neste sentido o Terapeuta da Fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

Linguagem oral

 

A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.

A Linguagem Oral compreende a componente expressiva e compreensiva As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros. O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Linguagem escrita

 

A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

Articulação

 

A articulação verbal consiste na produção oral dos fonemas/sons. Para isso é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam sadios. Alterações neurológicas ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fluência

 

A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas, quando isso não acontece estamos perante uma gaguez.

 

 

 

 

 

 

 

 

Voz

 

A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais. O Otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal. O Terapeuta da Fala intervém na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deglutição

 

A deglutição consiste na capacidade de ingestão de alimentos. O Terapeuta da Fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição.

 

 

 

 

 

 

 

 

Motricidade Orofacial

 

Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respectivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala). Também na nova valência desta área encontra-se a Motricidade Orofacial com benefícios Estéticos (eliminação e/ou redução das Rugas).

​

​

​

(Assossiação Portuguesa de Terapeutas da Fala, 2015)

 

 

 

Dr.ª Ana Filipa Mateus e Tchip 

Dr.ª Joana Tavira da Costa

bottom of page